Livros - Submarino.com.br

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Noiva e Preconceito - A versão indiana de Orgulho e Preconceito

Bride and Prejudice (Noiva e Preconceito) é a versão bollywoodiana de Orgulho e Preconceito.

Assisti a esse filme ontem, e simplesmente amei! Fiquei muito satisfeita com a forma em que a obra inglesa da nossa amada Jane Austen, foi adaptada às ricas e diferentes tradições indianas, conseguindo ser fiel ao livro, apesar das diferenças culturais, e ao mesmo tempo sendo original.


Oriente e ocidente encontram-se neste filme, tanto no enrredo, como no cenário. Embora a maior parte do filme se passe na índia, também somos levados a Londres e até a Califórnia.

A estória tem início na cidade indiana de Amritsar onde vive a família Bakshi. A mãe, Manorama Bakshi, tem como maior sonho casar suas quatro filhas, principalmente as duas mais velhas, Jaya e Lalita, esta última porém, está decidida a encontrar seu próprio marido. Na festa de casamento da amiga das filhas, está presente Balraj um inglês descendente de indianos que veio ao país acompanhado da irmã kiran e de seu amigo americano Will Darcy. Balraj logo se encanta por Jaya, já Darcy apesar do encorajamento de seu amigo, acha que Lalita, assim como qualquer outra indiana, não serviria para ele. Quando se conhecem, Lalita logo conclui que Darcy não passa de um americano mimado e orgulhoso. Porém, apesar dos atritos, eles acabam rompendo a barreira cultural e conquistam o final feliz que caracteriza as obras de Jane Austen.

Lalita e Sr. Darcy

Não sei se pode ser considerado um musical, mas sem dúvida as músicas têm um lugar importante no filme como é de costume nos filmes de Bollywood, e particularmente, não tenho nenhuma objeção quanto a isso. Achei as cenas de dança divertidíssimas, em especial uma em que as irmãs de Lalita caçoam dela por causa de seu cômico pretendente, o Sr. Kholi. (Esse nome lembra alguma coisa?)

Quero aproveitar para elogiar o elenco, em especial os protagonista, a indiana Aishwarya Rai ( A Pantera Cor de Rosa 2) e o neozelandês Martin Henderson (Fúria em duas Rodas), pela boa atuação.

Lí algo sobre o Johnny Depp ter sido cotado para fazer o papel do Sr. Darcy, e acho uma pena não ter dado certo, pois já que ele é meu ator favorito, seria um sonho vê-lo em uma adaptação da obra da Jane Austen. Meu consolo é que o Martin Henderson fez o papel muito bem. ( Claro que não chega aos pés do Johnny!)

Achei realmente ótimo, uma mistura de romance, musical e comédia, coisas que amo, e sem dúvida uma ótima opção para os amantes de Jane Austen.


Música Balle Balle:
(Balle Balle é uma expressão punjabi usada para mostrar felicidade)

Está é uma de minhas cenas favoritas:

5 comentários:

Lica disse...

Olá, Bruna.
Obrigada pela visita e por me trazer para esse blog lindo sobre nossa queridíssima Jane. Vou voltar mais vezes para acompanhar Lady Susan.
Beijos!

Bruna Tavares disse...

Olá Lica.
Fico feliz que tenha gostado. Volte sempre!
Beijos

Pandora disse...

Adorei a pedida, já estou baixando, adoro filme indiano!

Taiane disse...

Alguém sabe como assistir esse filme online??

Unknown disse...

Onde consigo assistir o filme online?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...