Livros - Submarino.com.br

Biografia

Jane Austen (1775 - 1817)
Um dos maiores nomes da literatura inglesa, ao lado de Shakespeare, Jane Austen começou a manifestar talento para as letras ainda na adolescência.

Assim como seus personagens, Jane Austen cresceu em uma zona rural na inglaterra entre a classe abastada e religiosa. Nasceu na casa da paróquia se Severton, Hampshire, Inglaterra tendo o pai sido sacerdote e vivido maior parte de sua vida nesta área. Ela teve seis irmãos e uma irmã mais velha, Cassandra, com a qual era muito intima. O único retrato conhecido de Jane Austen é um esboço feito por Cassandra, que atualmente se encontra na Galeria Nacional de Arte em Londres.

Em 1801 a família mudou-se para Bath. Com a morte do pai em 1805, Jane, sua irmã e a mãe mudaram-se para Chawton, onde seu irmão lhes tinha cedido uma propriedade (uma cottage). A "cottage" em Chawton onde Jane Austen viveu, hoje abriga uma casa-museu. Em 1795 teve um flerte com Thomas Lefroy, mas não há evidência de que tenha sido algo sério. Jane nunca se casou.
 Aos 17 anos, escreveu seu primeiro romance, Lady Susan, uma paródia do estilo sentimental de Samuel Richardson. Seu segundo livro, Pride and Prejudice (1797), em português Orgulho e Preconceito, tornou-se sua obra mais conhecida, embora, inicialmente, tenha sido malvisto pelos editores, o que levou por algum tempo ser descriminada no meio editorial. Depois conseguiu publicar o romance Sense and Sensibility (1811), em Português Razão e Sensibilidade, cujo sucesso levou à publicação, ainda que sob pseudônimo, de obras anteriormente recusadas. Vieram ainda outros grandes sucessos como Mansfield Park (1814) e Emma (1816) em um estilo menos ágil e humorístico, porém ganhando em serenidade e sabedoria, sem perda de sua típica ironia.

Morreu em Winchester, um ano antes de serem publicadas as obras Persuasão  e Abadia de Northanger, uma deliciosa sátira, escrita na juventude, ao gênero truculento da novela gótica. Seu poder de observação do cotidiano forneceu-lhe material suficiente para dar vida aos personagens de suas obras, e a crítica considerou-a a primeira romancista moderna da literatura inglesa.

 

Cidade de Bath onde viveu Jane Austen
 
Casa-museu Jane Austen


Aquarela de Jane Austen feita pela irmã Cassandra
 














Links Relacionados:


Fonte das Fotos:
Aquarela de Jane Austen: http://pt.wikipedia.org/wiki/jane_austen
Bath: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Royal.crescent.aerial.bath.arp.jpg