sábado, 28 de agosto de 2010

Jane Austen e Cinema

Todos os principais livros de Jane Austen foram adaptados ao cinema, dando origen a ótimos filmes, embora, nunhum filme possa transmitir toda a essência de seus livros.
Suas obras também inspiraram filmes como: "As patricinhas de Bervely hills", "O diário de Briget Jones" e "Casa do lago."
Em 2007 foi lançado o filme "Amor e Inocência", que parece ser uma mistura da vida da autora, com a vida de seus personagens. Este filme encantador é protagonizado pela atriz Anne Hathaway.Veja a lista de alguns dos filmes inspirados em suas obras:

 Orgulho e Preconceito



titulo original: (Pride & Prejudice)
lançamento: 2005 (França) (EUA) (Inglaterra)
direção: Joe Wright
atores: Keira Knightley , Talulah Riley , Rosamund Pike , Carey Mulligan , Jena Malone
duração: 127 min 
gênero: Romance
status: arquivado

sinopse:
Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.







Emma

Lançamento: 1996
Direção: Douglas McGrath
Atores: Gwyneth Paltron, Jeremy Northam
Gênero: Romance

Sinopse:

Emma Woodhouse é uma mulher bonita, inteligente e rica, que vive confortavelmente ao lado do pai viúvo na pequena cidade de Higbury, no interior da Inglaterra. Quando a sua governanta, Miss Taylor, se casa com o vizinho, Mr. Weston, Emma sente um vazio em sua vida e decide ajudar as pessoas a terem uma vida tão perfeita quanto a sua. Torna-se, então, uma casamenteira e passa a dar conselhos na vida sentimental das amigas, apoiando, aprovando ou desaprovando os romances conforme seu juízo de valores. Mas, apesar de aparentar autoridade no assunto, ela se revela uma mulher que nunca se apaixonou.



Razão e Sensibilidade

titulo original: (Sense and Sensibility)
lançamento: 1995 (Inglaterra)
direção: Ang Lee
atores: James Fleet , Tom Wilkinson , Harriet Walter , Kate Winslet, Emma Thompson
duração: 135 min
gênero: Drama
status: arquivado

sinopse:

Em virtude da morte do marido, uma viúva e as três filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita no leito de morte de seu pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, enquanto uma irmã prática (Emma Thompson), usando a razão como principal forma de conduzir as situações, a outra (Kate Winslet) se mostra emotiva, sem se reprimir nunca com uma sensibilidade flor da pele.








Amor e Inocência

Título original:Becoming Jane
Elenco: Anne Hathaway, Julie Walters, James McAvoy, Maggie Smith, Jessica Ashworth.
Direção: Julian Jarrold
Gênero: Romance
Duração: 120 min.
Distribuidora: Focus Filmes

Sinopse: 
Cinebiografia da escritora Jane Austen e seu romance com o jovem advogado irlandês Tom Lefroy, antes da fama. Seu relacionamento com ele a inspira na criação de personagens para seu mais famoso romance, Orgulho e Preconceito.


4 comentários:

Marie Jo disse...

Com certeza vou assistir a todos!
Abraços,
Marie Jo

Another Jane Austen fan...

Bruna Tavares disse...

Pode ter certeza de que vale a pena mesmo ver todos mas, confesso que meu favorito é Orgulho e Preconceito.

Gabriela disse...

Gabi diz : ja vi orgulho e preconceito . é muito lindo lindo ate de mais. So fui conhecer o livro persuasao quando vi A casa do lago que é incrivel mesmo. :D
Uma coisa que noitei é que nos filmes os atores sao os mesmos Amor e inocencia e orgulho e preconceito o par romantico é o mesmoo. cara isso realmente é incrivel. JANE AUSTEN REALMENTE É UMA DIVA !!!!

Raissa Debora disse...

tirando amor e inocencia, os filme bseado em seus livros sao maravilhosos e realmente se parecem com as obras originais. Parecem!
mas nenhum conseque passar tao verdadeiramente a beleza dos livros ^^
Super indico os filme! E mais ainda os livros \o

bju
Letra com asa

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...