Livros - Submarino.com.br

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A Moda na Época da Jane Austen

Hoje o assunto aqui é moda! Qual mulher não fica encantada ao ver as roupas usadas nas adaptações das obras de Jane Austen para o cinema? Eu acho aqueles vestidos simplesmente maravilhosos, e foi por isso que decidi escrever esta postagem.
 A moda usada naquele período era bem diferente da moda já vista antes pelas mulheres. Os vestidos eram bem mais leves e menos espartilhados, as cinturas eram mais altas e as mangas muitas vezes eram curtas.   
No dia-a-dia, as mulheres comuns costumavam usar roupas mais escuras devido a seus afazeres domésticos. Porém, em ocasiões importantes era muito comum o uso do branco. Na verdade, o branco na época era como o nosso preto-básico, e uma mulher vestida de branco estava sempre elegante, conforme disse o personagem Edmund certa vez a Fanny em Mansfield Park. A razão da popularidade dos vestidos brancos, é o fato dessa cor muitas vezes ser associada a virtude ou pureza.

Este estilo simples e leve não durou muito tempo, mas abrangeu toda a vida adulta de Jane Austen. Vejam bem, o período compreendido entre meados da década 1790 para cerca de 1820, parece ter sido praticamente a única entre a Idade Média e o século 20, em que os estilos de roupas nos países cristãos, não foram nem espartilhada nem com saias volumosas. Mais tarde, na época vitoriana, as mulheres voltaram a usar espartilhos e enchimentos.
Abaixo, algumas imagens comparando as roupas em diferentes períodos. A primeira é de um período anterior a Jane Austen, a imagem do meio é da época de Jane e a terceira é posterior.
Período Georgiano 1714-1795
Período Regencial 
1795-1837
Período Vitoriano 1837-1901

 Quem já assistiu a versão de 1940 de Orgulho e Preconceito, deve ter percebido o tremendo equívoco no figurino, uma vez que os vestidos usados nessa adaptação, como pode ver na imagem abaixo, são enormes e com mangas extremamente bufantes. Isso aconteceu pois as roupas usadas no figurino foram reaproveitas do filme E o Vento Levou, lançado no ano anterior. Isso significa que são trajes típicos da sociedade norte-americana da época da guerra de Secessão [1861-1865].

 Jane Austen fez várias menssões a roupas em suas cartas à sua irmã Cassandra. A imagem abaixo é uma aquarela de Jane feita por sua irmã, datada de 1804, pode ter sido esboçado em um dos seus passeios à beira-mar.


Os trajes femininos da época incluiam:
  • Vestidos de musseline ou cambraia, muito fluidos (espécie de camisolas);
  • Cintura abaixo dos seios;
  • Penteados simples e naturais;
  • As retícules ou ridicules;
  • Xales de Caxemira;
Os trajes masculinos incluiam:

  • Alfaitaria tipo inglesa (xadrezes e casacas);
  • Calças de casimira;
  • Botas de montaria;
  • Lenços volumosos no pescoço;
  • Penteados simples e naturais;


9 comentários:

Daniela Tiemi disse...

Os trajes da época de Jane eram os mais bonitos, pois eram simples, mas elegantes. Não gosto de nada mto pomposo, aquelas saias enormes...Credoo! rs.
Adorei o post. Bjo.

Bruna Tavares disse...

Tenho que admitir que gosto dos pomposos também, mas não deviam ser nada confortáveis. Os da época da Jane são lindos e parecem ser bem mais confortáveis.
B-jus

Daiane Santo disse...

Eu acho absolutamente lindo a moda na época de Austen. As roupas, o jeito, enfeites e como todos deveriam se comportar um con outro, não excedendo a comunicação e o contato, faziam com que todos pudessem se conhecer melhor. Enfim, os vestidos eram deslumbrantes e, confesso, morro de vontade de experimentar um!

Beijão!

Giovanna disse...

Ei, Bruna, você pode me ensinar uma coisa? Eu queria saber como coloca aqueles gadgets ali em cima, como no "Blogs Parceiros" , ok?
Valew ,beijos

Anônimo disse...

Esses vestidos são perfeitos! Gosto tanto que vou me casar usando um vestido neste estilo! Vou tirar o modelo e pedir pra fazer! Não consigo me imaginar usando mais nada no meu dia especial...

Jaqueline de Marco disse...

Sempre morri de vontade de usar um vestido desses. Acho lindo demais! Td bem que de fato as mulheres na época deviam passar um calooooor! hehe
Bruninha, depois dá um pulinho no meu blog (http://www.naprateleira.com/), indiquei um meme para vc!
Beijos! Fica com Deus!

Anônimo disse...

Confesso que prefiro as vestimentas do Período Vitoriano, mas aprendi a gostar das roupas da época de Austen. Realmente deviam ser mais confortáveis hehehe!
Bjs, Vania

Kathy Oliva disse...

Olá Bruna, sou estudante de moda e amei sua postagem!!!! gostaria de fazer um trabalho sobre as roupas da epoca da Jane e adoraria saber quais forams uas fontes para esse post em relação a aquarela feita pela irmã de Jane e os tecidos usados na epoca. Por favor me envie um email com essas informações: knpoliva@hotmail.com
muito obrigada!!!
abraços!

Lúcia Leiro disse...

Na verdade, existe hoje vestidos com esta modelagem. Adquiri dois recentemente. Um longo de cintura alta e mangas curtas. É um vestido visivelmente inspirado no período regencial, mas só quem conhece vai identificar.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...