sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Bailes na época de Jane Austen


Os bailes eram fundamentais para a sociedade da época da Jane Austen e podemos notar isso em seus livros. Em uma época em que não havia muitas distrações além de visitar parentes e visinhos, jogar cartas ou bordar, não podia existir nada mais empolgante do que um baile.
Para as jovens sonhadoras, um baile representava mais do que simples diversão. Era o momento mais oportuno para encontrar bons maridos. A dança era a melhor, e muitas vezes a única oportunidade que tinham para conquistar a afeição de alguém, já que eram essas as únicas ocasiões em que elas podiam conversar e ter algum tipo de contato físico com os rapazes.
Jane podia ver isso em seu cotidiano e descrevia em seus livros e em suas cartas à irmã Cassandra. “Imagine você tudo de libertino e chocante na maneira de dançar e sentar-se juntos” escreveu à sua irmã, referindo-se a seu comportamento com Thomas Lefroy em um baile. Entendem porque suas personagens ficavam tão empolgadas com os bailes? Em que outra ocasião poderia uma jovem do final do século XVIII fazer algo tão ‘chocante’!?


A dança comum na época (séculos XVIII e XIX) era a Contra Dança (inglês: Country Dance, francês: Contredanse).  A Contra Dança é um estilos em que casais dançam em duas linhas opostas de duração indeterminado.

Achei este vídeo que mostra a Contra Dança de uma forma simples de se entender: 






Cena de Orgulho e Preconceito:




3 comentários:

Adriana Zardini disse...

muito bom este post Bruna!

Bruna Tavares disse...

Obrigada Adriana, pelo elogio e pela visita!

Maísa disse...

Olá Bruna !
Acabo de descobrir o seu blog.Estou adorando!
Assim como você tenho uma grande paixão pelas obras de jane Austen. São realmente belíssimas,não? Aliás,acredito que tudo que englobe o mundo JA desperta curiosidades.
Adorei o post sobre a dança(além de muitos outros que confiri por aqui)
Um enorme beijo.
Espero vê-la postar em breve!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...